Detran-PR passa a exigir exame toxicológico para primeira CNH de carro e moto
Regra vale desde junho de 2026 para candidatos às categorias A e B e exige resultado negativo para liberação da habilitação

Desde junho de 2026, candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação nas categorias A, para motocicletas, e B, para automóveis, precisam apresentar exame toxicológico com resultado negativo no Paraná. A exigência foi incorporada ao Código de Trânsito Brasileiro por meio de lei federal e já era aplicada de forma periódica aos motoristas das categorias C, D e E.
O teste deve ser realizado em laboratório credenciado pela Secretaria Nacional de Trânsito e utiliza amostras de cabelo ou pelos. O exame consegue identificar o consumo de substâncias como cocaína, crack, canabinoides, anfetaminas, metanfetaminas, ecstasy e opiáceos em períodos que podem variar entre 90 e 180 dias. Em caso de resultado positivo, o candidato fica impedido de concluir o processo até apresentar um novo laudo negativo.
O exame toxicológico é uma das etapas necessárias para a obtenção da CNH, ao lado das aulas teóricas e práticas, biometria, avaliação psicológica e exame médico. Segundo o Detran-PR, a medida busca ampliar a segurança no trânsito e reduzir riscos associados ao uso recorrente de substâncias que podem comprometer reflexos, atenção e capacidade de reação.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm