Lula anuncia Gleisi Hoffmann para assumir Secretaria de Relações Institucionais

Presidente do PT substituirá Alexandre Padilha na articulação política do governo...

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta sexta-feira (28), o convite à deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, pasta de órgãos pela política do governo. A posse está marcada para 10 de março.

Gleisi, que atualmente preside o Partido dos Trabalhadores, substituirá Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde no lugar de Nísia Trindade. O nome da deputada já havia sido cogitado para a Secretaria-Geral da Presidência, mas Lula decidiu manter-la na articulação política.

A escolha foi feita apesar das recomendações dos aliados para que a carga fosse entregue a um nome do Centrão, com o objetivo de melhorar a relação do governo com o Congresso. Lula, no entanto, preferiu manter a massa sob controle do PT, apostando em uma postura mais firme no diálogo com o Legislativo.

Perfil e trajetória política
Gleisi Hoffmann preside o PT desde 2017 e foi uma figura central no partido em momentos políticos conturbados, como o impeachment de Dilma Rousseff, a Operação Lava Jato e a prisão de Lula. Com forte influência nos bastidores, foi peça-chave na campanha presidencial de 2022 e tem sido uma das aliadas mais próximas do presidente.

A deputada paranaense já foi senadora (2011-2018) e ministra da Casa Civil no primeiro mandato de Dilma Rousseff. Antes de ingressar na política nacional, atuou como secretária de Gestão Pública em Londrina e foi diretora financeira da Itaipu Binacional.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9