Ministério Público denuncia vereador e ex-vereador por maus-tratos após morte de bode como provocação política no Paraná
Os acusados foram identificados como Valderi Januário de Lima (PL), vereador do município desde 2020 e reeleito para o cargo, e Luciano Theodoro Ribeiro, ex-vereador que renunciou ao cargo no início de 2023. O crime foi praticado em 7 de outubro, dia seguinte às eleições municipais

Em Anahy, no Oeste do Paraná, dois homens que mataram um bode para zombar de adversários políticos foram denunciados por abuso e maus-tratos pelo Ministério Público do Estado. Os acusados foram identificados como Valderi Januário de Lima (PL), vereador do município desde 2020 e reeleito para o cargo, e Luciano Theodoro Ribeiro, ex-vereador que renunciou ao cargo no início de 2023. O crime foi praticado em 7 de outubro, dia seguinte às eleições municipais.
Conforme a denúncia, no dia 7 de outubro, “após às 17 horas, na via pública da cidade de Anahy nesta comarca, os denunciados, agindo com consciência e vontade, praticaram ato de abuso e maus-tratos a animal, consistente em desfilar um bode da cor preta, em via pública, e depois mataram o animal, tirando-lhe o couro e as patas, escrevendo com tinta vermelha o número 13 no couro do animal”. A ação foi proposta pelo MPPR por meio da Promotoria de Justiça de Corbélia, sede da Comarca.
Luciano Theodoro Ribeiro informou que comprou o bode para comemorar o resultado das eleições e não foi responsável pelo o que foi feito com o couro do animal. Valderi Januário de Lima, por sua vez, afirmou que não tem ligação com a situação. Com informações do Ministério Público do Paraná e G1 Paraná.