Navio norueguês movido a combustíveis alternativos atraca em Paranaguá para carregar celulose
Embarcação da G2 Ocean realiza viagem inaugural e reforça capacidade logística dos portos paranaenses

O navio Star Norge, de bandeira norueguesa, atracou nesta semana no Porto de Paranaguá para carregar 14,2 mil toneladas de celulose. A embarcação está em sua viagem inaugural, iniciada em março deste ano, logo após deixar o estaleiro chinês onde foi construída. O Star Norge é o primeiro navio da frota da G2 Ocean preparado para operar com combustíveis alternativos. Com 225 metros de comprimento, o cargueiro é o maior navio da operadora e possui capacidade para transportar até 82 mil toneladas.
Segundo o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, os investimentos realizados no aprofundamento do canal de acesso e nas dragagens de manutenção permitem a operação de embarcações cada vez maiores nos portos paranaenses. De acordo com Angelo Spinelli, diretor de operações da G2 Ocean para a América do Sul, o novo modelo possui guindastes com capacidade para cargas mais pesadas e porões maiores, permitindo aumento no volume transportado. A companhia informou que o Star Norge é o primeiro de uma série de dez embarcações adquiridas com foco no transporte mais sustentável e econômico de celulose.
Durante a operação em Paranaguá, o diretor de Operações Portuárias da Portos do Paraná, Gabriel Vieira, entregou ao capitão Romeo Bautista uma panóplia com o brasão da empresa pública em homenagem à primeira atracação da embarcação no porto paranaense. Após a operação de carregamento em Paranaguá, o navio seguirá para o Porto de Santos e, posteriormente, partirá com destino ao continente asiático.

