O nematóide da haste verde (Aphelenchoides besseyi) está causando grandes prejuízos à cultura da soja no Brasil, com estimativa de infestação em 6,3 milhões de hectares. Segundo especialistas da Embrapa Soja, esse microrganismo pode levar a perdas de até 100% na produtividade, especialmente em regiões com clima quente e alta frequência de chuvas, como o norte do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, Rondônia e Amapá.
De acordo com Maurício Meyer, pesquisador da Embrapa, o patógeno provoca aborto de flores e vagens, afilamento e escurecimento das folhas, comprometendo seriamente os trabalhos. “O ambiente favorável para o progresso dessa doença é o clima quente com chuvas frequentes”, detalha Meyer.
A cientista visitante Luciany Favoreto destacou que o nematoide da pressa verde possui características únicas em relação a outros nematoides. “Ele não fica apenas na raiz; prefiro inflorescências e tecidos tenros ricos em açúcares, onde causa danos significativos”, explicou. Essa específica exige um manejo diferenciado e planejado para controle efetivo.