Novas áreas de lazer incentivam crianças e jovens a praticar atividades ao ar livre em Londrina
Município terá dez novos espaços públicos com campos de grama sintética, playgrounds e estruturas esportivas; quatro unidades já foram concluídas

A ampliação de áreas públicas de esporte e lazer em Londrina tem criado novas opções para crianças e jovens reduzirem o tempo diante de celulares e outros dispositivos eletrônicos. Ao todo, dez espaços estão previstos no município, em uma iniciativa da Prefeitura com apoio do Governo do Paraná. Quatro já foram concluídos, nos bairros Vivendas do Arvoredo, Vila Industrial, Conjunto Habitacional Farid Libos e no Distrito de Warta. Outros três estão em execução nos bairros Olímpico, Jardim da Luz e Residencial Tocantins, enquanto três projetos ainda serão implantados na Gleba Patrimônio, Jardim Abussafe II e Jardim Aliança.
Os novos espaços incluem campos de futebol com grama sintética, playgrounds com piso emborrachado, mesas de jogos, bicicletários, bebedouros, floreiras, iluminação, áreas acessíveis e equipamentos destinados ao desenvolvimento da coordenação motora das crianças. O projeto, elaborado pelo Paranacidade, ligado à Secretaria das Cidades, permite ainda diferentes configurações, com opções como quadras poliesportivas, meia quadra de basquete, parques para cães, canchas de bocha e, futuramente, estruturas para tênis, beach tênis e skate. Em todo o Paraná, 374 campinhos de grama sintética já foram concluídos e outros 68 estão em execução.
A oferta de espaços para atividades ao ar livre ocorre em meio à preocupação com o tempo excessivo de exposição às telas na infância. Dados citados pela Fundação Abrinq indicam que 33% do tempo livre das crianças é dedicado a dispositivos eletrônicos, enquanto levantamento do Datafolha aponta uso diário entre 78% das crianças de até 3 anos e 94% daquelas entre 4 e 6 anos. Estudos também relacionam a exposição prolongada a possíveis impactos no desenvolvimento socioemocional, na atenção e na saúde dos olhos, reforçando a importância de alternativas de convivência, esporte e lazer nos bairros.