OAB Londrina realiza censo para mapear realidade das mulheres advogadas
Levantamento busca identificar perfil, desafios e demandas da advocacia feminina para orientar ações e políticas institucionais

A OAB Londrina iniciou o Censo da Mulher Advogada 2026, uma iniciativa voltada a ouvir as profissionais inscritas na subseção e compreender melhor a realidade da advocacia feminina no município.
Atualmente, as mulheres representam mais de 50% da advocacia vinculada à OAB Londrina. São mais de 5 mil profissionais dentro de um universo de quase 10 mil advogados e advogadas, na maior subseção da OAB no Sul do país.
Com o levantamento, a instituição pretende identificar o perfil profissional, os desafios, as demandas específicas e as necessidades das mulheres advogadas. Os dados servirão de base para a elaboração de um diagnóstico socioeconômico e institucional.
A pesquisa é promovida pela Comissão das Mulheres Advogadas e deve auxiliar na criação de ações afirmativas, novos projetos, serviços e estratégias voltadas à valorização da advocacia feminina.
Segundo a presidente da Comissão, Valéria Moro Hauly, o objetivo é aproximar ainda mais a OAB das advogadas da subseção.
“Queremos conhecer melhor a realidade da advocacia feminina para construir soluções mais assertivas, fortalecer a representatividade e estar ainda mais próximas das advogadas da nossa subseção”, destacou.
A coleta de dados segue até o dia 31 de maio e faz parte de um projeto-piloto para a criação de uma série histórica sobre a advocacia feminina local. A metodologia é inspirada no Perfil Nacional da Advocacia.
A OAB Londrina informa que as respostas são anônimas e confidenciais, seguindo as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados e boas práticas de pesquisa institucional. Apenas dados consolidados serão divulgados.
A entidade reforça que quanto maior a participação, mais fiel será o retrato construído sobre a realidade da mulher advogada em Londrina.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

