ONU alerta para “risco iminente” de escassez de água em nível global
Cerca de 2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável de qualidade e 3,6 bilhões não têm saneamento

A ONU alerta para a iminente crise global de escassez de água devido ao consumo excessivo e às mudanças climáticas, no Dia Mundial da Água comemorado hoje (22). A Conferência da Água de 2023, em Nova York, visa alcançar compromissos globais para mudar o paradigma de gestão.

O Relatório Mundial de Desenvolvimento da Água destaca a importância da cooperação para superar desafios comuns e alerta sobre o excesso de consumo. Cerca de 2 bilhões de pessoas não têm acesso a água potável de qualidade e 3,6 bilhões não têm saneamento.

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

A água inicia guerras, apaga incêndios e é fundamental para a sobrevivência humana, mas garantir o acesso a todos depende em grande parte da melhoria da cooperação”, diz o novo relatório da ONU.

A Unesco destaca a necessidade de estabelecer mecanismos internacionais fortes para evitar que a crise global da água saia de controle e partilhar equitativamente e gerir de forma sustentável a água, que é essencial para o futuro comum. Segundo o relatório, a população urbana global já enfrenta escassez de água, que irá duplicar, e as secas extremas e prolongadas afetam os ecossistemas.

Com informações da Reuters e Agência Brasil.