A Orquestra Sinfônica da UEL (Osuel) recebe nesta quinta-feira (28) simbolicamente a Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) pelos 40 anos de atividades, sendo a primeira orquestra do gênero criada no Paraná. A homenagem foi aprovada pelo plenário da casa no último dia 4 de março, por iniciativa dos deputados estaduais Goura e Tercílio Turini.
A Osuel foi criada em março de 1984, pelo então reitor Marco Antonio Fiori, tendo o maestro Othônio Benvenuto como coordenador. Na justificativa, os parlamentares destacaram que, nestes 40 anos, além de difundir a cultura erudita, a Orquestra gravou dois álbuns, teve participação em importantes eventos culturais e artísticos e desenvolveu ainda o projeto educacional “Concertos Didáticos”, que contribui para a formação cultural de estudantes da rede de ensino, estimulando novos públicos. Em 2003, a Osuel recebeu a “Comenda Ouro Verde”, concedida pela Câmara Municipal de Londrina.
A cerimônia será nesta quinta, a partir das 10h, no Gabinete da Reitoria, com a presença dos deputados autores da homenagem, representantes da Administração da UEL, da Casa de Cultura e músicos que integram a Orquestra.
Com informações da Agência UEL.