A 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas do Paraná segue acontecendo em Foz do Iguaçu, no oeste paranaense. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, segue ao longo deste domingo (3) com a eleição dos primeiros conselheiros indígenas da história do Paraná.
Para a secretária Leandre Dal Ponte, a eleição não é apenas um marco inclusivo, mas um sinal do compromisso do Paraná com a representatividade efetiva dos povos indígenas na formulação de políticas públicas.
O procurador-geral do Estado, Luciano Borges, disse que o evento é um marco na história do Paraná, que vem sendo pleiteado a mais de 20 anos.
O líder da etnia Kaingang, Cacique Miguel Alves, defende que a população indígena deve acreditar que o conselho irá funcionar de forma paritária para beneficiar todas as comunidades indígenas, etnias e povos.
O encontro é o primeiro envolvendo o tema no estado e reúne organizações não governamentais e governamentais que atuam diretamente nas demandas e políticas referentes aos povos indígenas do paraná.