O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, oficializou nesta sexta-feira (20) o repasse de aproximadamente R$ 18 milhões para a Universidade Estadual de Londrina (UEL). Os recursos serão utilizados na implantação de um Centro de Inovação e na melhoria da infraestrutura tecnológica do Hospital Universitário.
Os valores, provenientes do Fundo Paraná, que apoia programas de pesquisa e desenvolvimento científico, contam com o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Fundação Araucária. A assinatura do repasse foi realizada pelo secretário Alex Canziani e pela reitora Marta Favaro. “Este Centro de Inovação será um marco para a UEL e para Londrina, fortalecendo a conexão entre a academia, o setor produtivo e o governo. Estamos investindo em soluções tecnológicas e sustentáveis que beneficiarão toda a região”, destacou Canziani.
Um novo marco para inovação
O Centro de Inovação será instalado no antigo prédio da Equipe Atacadista, atualmente o Centro de Eventos Professor Reynaldo Ramon, às margens da PR-445 com a rodovia Mábio Palhano. O espaço de 11 mil metros quadrados será dedicado ao empreendedorismo, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.
O local contará com uma incubadora de startups e empresas, coworking, pavilhão de eventos e laboratórios voltados para áreas como logística reversa, sustentabilidade e gestão de resíduos. O centro já faz parte dos 302 ambientes promotores de inovação credenciados no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação (Separtec), ampliando a rede de 490 espaços de inovação distribuídos em 73 municípios do Paraná.
Tecnologia no Hospital Universitário
Parte dos recursos também será destinada à revitalização de laboratórios e à aquisição de equipamentos para o Núcleo de Tecnologia Digital e Inovação do HU da UEL, conhecido como FAB.i HU. O núcleo desenvolve produtos hospitalares por meio de impressão 3D, além de projetos de prototipagem. O investimento também contemplará a Incubadora Internacional de Empresas de Base Tecnológica da Agência de Inovação da UEL (Aintec) e a modernização do sistema de informatização da universidade, que atende mais de 22 mil usuários. Com informações AEN