Paraná lança edital de R$ 8,8 milhões para alimentação escolar inclusiva na rede estadual

Pregão eletrônico prevê compra de refeições congeladas sem glúten, sem lactose e opções veganas para estudantes com restrições alimentares

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Lucas Fermin / SEED

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional publicou o Edital nº 669/2026 para registro de preços destinado à futura aquisição de refeições e alimentos congelados voltados às escolas da rede estadual de ensino. O pregão eletrônico é um dos primeiros do Brasil com abrangência estadual voltado exclusivamente à alimentação escolar inclusiva para estudantes com restrições alimentares. O investimento máximo inicial previsto é de R$ 8,8 milhões e contempla itens específicos sem glúten, sem lactose e opções veganas. O edital terá validade de um ano, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Os alimentos serão destinados ao Programa de Alimentação Escolar, aos colégios estaduais agrícolas e florestais e demais instituições vinculadas à rede estadual.

Entre os produtos previstos estão refeições individuais congeladas com proteína animal e vegetal, sanduíches, tortas salgadas, bolos simples e pão de queijo vegano. Os itens foram desenvolvidos para atender as necessidades alimentares específicas de mais de 1,9 mil estudantes da rede estadual. O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou que a iniciativa reforça a inclusão e a segurança alimentar dentro das escolas públicas. “Nosso objetivo é garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma alimentação de qualidade, respeitando necessidades nutricionais específicas e promovendo inclusão dentro das escolas da rede estadual”, afirmou.

A presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona, ressaltou que o registro de preços amplia a capacidade de atendimento da alimentação escolar no Paraná. “Esse registro de preços permite que a rede estadual esteja preparada para atender diferentes demandas alimentares com qualidade, segurança e planejamento, assegurando refeições adequadas aos estudantes em todo o Paraná”, explicou. As propostas para participação começaram a ser apresentadas na última sexta-feira (22), por meio do sistema eletrônico de compras do Governo do Paraná. A abertura das propostas está marcada para o dia 11 de junho, às 8h30.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9