PF e Receita desarticulam quadrilha que enviava cocaína para Europa
A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal deflagraram hoje (30) operação voltada à repressão ao tráfico de drogas da América do Sul para a Europa | © Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal realizaram hoje (30) uma operação com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas da América do Sul para a Europa. Segundo a investigação, durante dois anos, uma organização criminosa movimentou 17 toneladas de drogas para a Europa, através de duas grandes empresas de logística marítima localizadas nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC).

TCU manda Marinha devolver R$ 27 mil pagos por Viagra superfaturado

A PF apreendeu 12 toneladas da cocaína movimentada pelas autoridades. A operação cumpriu 17 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão em cinco estados brasileiros e em Assunção, no Paraguai. Também foram realizados sequestros de bens imóveis, veículos, uma aeronave, bloqueios de contas bancárias vinculadas a 147 CPFs e CNPJs, bloqueios de movimentação imobiliária de 66 pessoas físicas e jurídicas e a proibição de expedição de Guias de Trânsito Animal (GTAs) por quatro investigados.

A operação Hinterland, como foi chamada, contou com o apoio da Agência da União Europeia para Cooperação Policial (Europol), da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) e da Fiscalía, do Paraguai. A PF estima que, durante o período de investigação, a organização realizou transações ilícitas que podem chegar a R$ 3,85 bilhões.

Rádio Notícias 1 e 2 estão disponíveis para ouvir quando quiser!

As investigações tiveram início em março de 2021, após uma apreensão de 316 quilos de cocaína na cidade alemã de Hamburgo, em dezembro de 2020, que teria saído do Porto de Rio Grande. A droga era transportada em cargas regulares sem o conhecimento dos contratantes e era inserida em cargas lícitas para distribuição em diversos países da região.

Com informações da Agência Brasil.