Planejamento Previdenciário e sua Importância.  
© Imagem ilustrativa

Para melhor compreensão precisamos voltar ao início. Todo aquele que exerce uma atividade remunerada, seja por meio de um contrato ou por atividade autônoma é considerado um segurado obrigatório, no qual a lei lhe impõe a obrigação de recolher mensalmente uma contribuição para o INSS. Independente de estar de acordo ou não, há legislação impõe que todos aqueles que trabalham e ou exercer atividade remunerada recolham suas contribuições mensais para a previdência.

O que poucos sabem é que, para se almejar um melhor benefício, ou até mesmo compreender até quando você deve recolher para o INSS, a um procedimento chamado Planejamento Previdenciário.

Este planejamento, é um ato realizado por Advogado,  no qual o profissional irá analisar algumas informações previdenciárias do segurado para chegar a conclusão de qual será o melhor benefício, até quando deverá pagar as contribuições para o INSS, em qual valor, dentro outros pontos.

Dentre outros pontos, o intuito maior do planejamento é evitar que o segurado pague valores maiores que o necessário para previdência, bem como consiga o melhor benefício.

Como a própria palavra significa – Planejamento é o ato de programar, projetar, criar um roteiro e é isso que o Planejamento Previdenciário faz, organiza e planeja os próximos atos do segurador com cautela e segurança.

O planejamento previdenciário, ainda não é um ato muito conhecido pela população, no entanto, é importante destacar que seu papel na vida do segurado é de grande valia, pois é através dele que, o segurado consegue minimizar prejuízos a curto e longo prazo, bem como, se planejar para o melhor benefício, quando assim for requerer.

Não trata-se apenas sobre redução de gastos, mas sim sobre garantir seus direitos da melhor forma.

 

Leitor, se tem dúvidas sobre como funciona o planejamento previdenciário e qual a sua importância, procure um Advogado Previdenciário e solicite a ele uma melhor explicação.

 

Advogada Jessika Freita – Especialista em Direito Previdenciário e atuante no Direito Civil.

@advocaciajessikafreita