Polícia Federal realiza operação contra empresas de rastreamento veicular por atuação ilegal no mercado de seguros
Foto: Imagem ilustrativa / Polícia Federal

Nesta segunda-feira (09), a Polícia Federal (PF) cumpriu dois mandatos de busca e apreensão em empresas de Londrina que oferecem serviços de rastreamento veicular com características de seguro, sem a devida autorização da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). A ação faz parte da Operação “Little Mouse” , que significa ratinho em inglês, iniciada em 2023 para investigar possíveis crimes contra o sistema financeiro nacional, conforme o artigo 16 da Lei nº 7.492/1986, que trata da operação de instituição financeira sem autorização legal.

Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais que serão analisados ​​pela PF e por outros órgãos federais, com autorização judicial para compartilhamento de provas. As empresas investigadas oferecem serviços de proteção veicular, na prática, segundo a legislação brasileira, é exclusiva de sociedades de segurança devidamente autorizadas pela SUSEP. A pena para esse tipo de crime pode chegar a quatro anos de reclusão.

Casos semelhantes já foram alvo de operações da PF em outras regiões. Em julho de 2023, a Operação “Seguro Fake” desencadeou uma associação de proteção veicular em Belo Horizonte, que faturou mais de R$ 650 milhões em cinco anos, operando sem autorização da SUSEP. Fontes