Com 160 vagas disponíveis para suporte presencial na Praça de Atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda, a Prefeitura de Londrina realiza, neste sábado (22), o primeiro plantão do Programa de Regularização Fiscal (Profis) em 2024. Das 9 às 15 horas (de Brasília), os contribuintes com horário agendado poderão renegociar seus débitos municipais, incluindo valores devidos de IPTU, ISS, ITBI, além de taxas e multas. Os atendimentos ocorrem no piso térreo da sede administrativa municipal, localizada na avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico.
Para participar do plantão, é necessário fazer o agendamento on-line prévio pelo portal da Prefeitura, ou entrar em contato pelo telefone (43) 3372-4424 (WhatsApp). Neste dia, a equipe técnica da Fazenda está preparada para orientar e tirar todas as dúvidas dos interessados em aderir ao Profis. No mês de junho, quem fizer a adesão para pagar as dívidas à vista tem direito a 100% de desconto nos valores dos juros e da multa sobre o montante. Aqueles que desejarem parcelar os débitos, com prazo até dezembro de 2024, pode dividir o pagamento em até sete parcelas, tendo direito a 90% de desconto nos juros e multa. Já aqueles que optarem por parcelar entre 8 e 19 parcelas, consegue ter 60% de desconto.
Além dos impostos municipais (IPTU, ISS, ITBI e outros), o Profis abre oportunidade com condições exclusivas para solucionar pendências referentes a taxas, multas e autos de infração estabelecidos por secretarias e órgãos municipais como a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-LD) e outros. De acordo com a diretora de Arrecadação, da SMF, Wanda Kono, os plantões realizados pela Prefeitura em alguns finais de semana facilitam o acesso ao público que não consegue comparecer à sede municipal nos dias úteis.
“Essa ação configura uma alternativa viável a muitas pessoas que precisam resolver suas pendências. Isso inclui quem não possui acesso à internet ou tenha dificuldades em realizar os procedimentos pela internet. Todas as dúvidas são sanadas no momento do atendimento e os contribuintes podem concretizar suas renegociações”, pontuou em entrevista ao N.Com. Até terça-feira (18), conforme balanço atualizado feito pela Secretaria Municipal de Fazenda, o Profis 2024 chegou a 6.204 adesões realizadas. O total em valores negociados é de R$ 30.922.898,07 e o montante já arrecadado pelos cofres do Município é de R$ 5.786.611,58.
Adesão on-line – Além dos atendimentos presenciais, o sistema Profis Online funciona 24 horas por dia, permitindo a adesão de forma virtual. Nesse ambiente, o visitante encontra todas as informações sobre o serviço, formas de negociação, segunda via de boleto, e podem efetuar a Aplicação Simplificada escolhendo o tipo de débito e, posteriormente, inserindo a inscrição municipal imobiliária com o CPF ou CNPJ do proprietário e titular responsável. Também é possível aderir ao Profis pelo Gov.Br, do Governo Federal, tanto para pagamentos parcelados como à vista. Nesse formato, o contribuinte insere suas informações do cadastro e poderá utilizar o Profis 2024 para negociar débitos municipais de qualquer ano, inscritos em dívida ativa. Com informações do N.Com.