Usuários do transporte coletivo em Londrina podem contar com mais segurança e conforto durante os deslocamentos diários. Isso porque, na manhã desta terça-feira (28), entrou em operação o novo Terminal Ouro Verde, localizado no encontro entre as avenidas Winston Churchill e dos Amigos, próximo ao Estádio do Café, na região norte da cidade. O início das atividades foi acompanhado da desativação da estação provisória montada na avenida Lucílio de Held, perto do terminal original, utilizada desde julho de 2022 pelos passageiros como estação de embarque e desembarque.
Com R$ 12.610.351,08 em investimentos, o Terminal Ouro Verde mais que quadruplicou de tamanho em relação à edificação antiga, passando de 820,25 m² de área construída para 3.874,27 m². O aumento da metragem permitiu a ampliação, de duas para três, das pistas por onde circulam os coletivos. Possibilitou também a construção de novas baias para os ônibus chegarem e um espaço para o estacionamento dos veículos.
A reforma do local, que envolveu a demolição completa da construção antiga, datada de 1990, contemplou a instalação de ampla cobertura metálica com isolamento térmico e acústico, ideal para a proteção contra condições climáticas adversas, cujas chuvas torrenciais e ventos fortes motivavam reclamações da população. A restauração incluiu a execução de novas plataformas, piso tátil, escadas, rampas de acessibilidade, guarda-corpos, bancos com encosto, guaritas de bilheteria e fiscalização, bicicletário e vestiários. As melhorias incluíram ainda a criação de áreas de circulação, hall, sanitários e fraldário, bem como a implantação de paraciclo, lixeiras, tótens com informações em braile, novas instalações hidráulicas, elétricas, pintura, sinalização, sistemas de voz, telefônico e de câmeras de monitoramento.
Segundo o diretor-presidente da CMTU, Marcelo Cortez, trata-se de um local amplo e moderno, plenamente adaptado a pessoas com deficiência (PCD) e mobilidade reduzida. “Com essa entrega, entendemos estar contribuindo com a democratização do acesso à cidade, já que a concepção do espaço foi pensada para facilitar a circulação de quem possui alguma dificuldade”, afirmou.
A reconstrução do Ouro Verde integra uma série de iniciativas da Prefeitura de Londrina voltadas à implementação, na cidade, do sistema de transporte coletivo Bus with High Level of Service (BHLS, conhecido como Superbus). O conjunto de intervenções, financiadas com recursos federais e contrapartida do Município, abarcou a reestruturação completa das avenidas Francisco Gabriel Arruda, Winston Churchill e Rio Branco, onde uma trincheira no cruzamento com a Leste-Oeste segue em construção.
Os trabalhos compreenderam, ainda, e reforma e entrega dos terminais Vivi Xavier e Milton Gavetti, também localizados na região norte. Situado na zona sul, o Terminal Acapulco é outro ponto de integração do transporte coletivo em obras. Todas as melhorias seguem projeto arquitetônico elaborado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).
Atualmente, o transporte público em Londrina possui 133 linhas, sete terminais de baldeação e uma estação de embarque e desembarque (Catuaí). Todos os dias, o sistema é responsável pela condução de 44,5 mil passageiros, em média, e registra a inserção de 89 mil bilhetes. O Terminal Ouro acomoda 15 linhas e atende – sozinho – aproximadamente 6,5 mil usuários. O espaço funciona de domingo a domingo, das 5h à meia-noite e meia.
Com informações do N.Com.