Prefeitura de Londrina negocia com Azul ampliação de voos e novas rotas
Reunião em São Paulo discutiu expansão da malha aérea, reforço de operações e possibilidade de novos negócios no Aeroporto Governador José Richa.

A Prefeitura de Londrina iniciou negociações com a Azul Linhas Aéreas para ampliar a oferta de voos no Aeroporto Governador José Richa. O assunto foi discutido na segunda-feira (17), durante reunião em São Paulo com o CEO da companhia, John Rodgerson.
A comitiva londrinense foi liderada pelo prefeito Tiago Amaral. Segundo ele, a conversa envolveu a possibilidade de criação de novas rotas, aumento de frequências existentes e ampliação da parceria entre a empresa e o município.
A iniciativa ocorre após a Latam anunciar novos voos diretos entre Londrina e Curitiba a partir de março de 2027. A companhia prevê 14 operações semanais na ligação com a capital paranaense.
Para a administração municipal, a instalação do sistema ILS, que auxilia pousos em condições meteorológicas adversas, contribuiu para melhorar as condições operacionais do aeroporto. O equipamento entrou em funcionamento em dezembro do ano passado.
O município também conta com a participação de entidades empresariais, como a Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil), nas articulações para atrair novas operações aéreas.
Além do transporte de passageiros, as negociações com a Azul envolvem a possibilidade de ampliar o transporte aéreo de cargas, incluindo operações nacionais e internacionais. A proposta é integrar essa estrutura aos centros de distribuição e fortalecer Londrina como polo logístico.
O presidente da Codel, Fabrício Bianchi, classificou o encontro como produtivo e afirmou que existe interesse em construir uma parceria estratégica com a cidade.
Atualmente, a Azul mantém voos de Londrina para Curitiba e Viracopos, em Campinas (SP), principal centro de conexões da companhia. A empresa informou que mantém diálogo com autoridades e entidades sobre possíveis oportunidades de expansão da malha.
A expectativa da Prefeitura e da Codel é que eventuais novos voos sejam anunciados ainda em 2026, embora a Azul ressalte que estudos e avaliações ainda precisam ser realizados antes de qualquer definição.
Com informações da Prefeitura de Londrina
