Preso é ferido durante operação da PM e Polícia Penal na PEL em Londrina
Foto: Divulgação/MPPR

Um detento foi baleado na manhã desta terça-feira (03) durante a Operação Tamboril, realizada pela Polícia Militar e Polícia Penal na Penitenciária Estadual de Londrina (PEL I). Segundo o diretor regional da Polícia Penal do Paraná, Élcio Martins Basdão, o incidente ocorreu na revista de inspeção geral, destinada ao cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão. Durante a operação, um disparo de munição antimotim atingiu a perna do homem que  foi encaminhado ao Hospital Universitário (HU).

A Operação Tamboril, conduzida pelo Ministério Público do Paraná em conjunto com a Polícia Militar e a Polícia Penal tem o objetivo de combater a atuação de uma facção criminosa operante a partir de presídios. A operação abrangeu seis ordens de busca e apreensão em Cornélio Procópio, Ibaiti, Leópolis, Londrina, Santo Antônio da Platina, Santo Antônio do Paraíso e Uraí, além de 56 mandados de prisão preventiva, dos quais 51 já estavam detidos.

As ordens judiciais foram autorizadas pela Vara Criminal de Cornélio Procópio, que também ordenou o bloqueio de contas bancárias suspeitas de movimentar recursos ilícitos. Durante as revistas nas unidades prisionais de Apucarana, Cambará, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Londrina (PEL I, PEL III e CRESLON), foram apreendidos celulares e diversas anotações.