Nesta sexta-feira (06), um novo sistema frontal se origina sobre o Rio Grande do Sul e se desloca em direção ao Paraná, trazendo um clima abafado e alta umidade. Esse ambiente favorece o desenvolvimento de áreas de instabilidade, que devem provocar pancadas de chuva com descargas atmosféricas ao longo do dia. As chuvas podem ser mais intensas entre a tarde e a noite, com risco de tempestades isoladas.
A previsão para o fim de semana e segunda-feira (09) é de instabilidade forte, já que o eixo de uma frente fria permanece sobre a região. A expectativa é de chuvas expressivas, acompanhadas de raios e ventos fortes, especialmente na “metade sul” do Paraná, onde o volume de chuva pode ultrapassar os 150 mm. Nos setores mais ao norte do estado, também há previsão de chuvas volumosas.
Essa condição climática eleva significativamente o risco de alagamentos e enchentes, principalmente em áreas de maior acúmulo de chuva. As autoridades alertam para o perigo de tempestades severas e recomendam atenção para a segurança e monitoramento das condições meteorológicas.