Santuário da Vila Nova é Igreja Jubilar do Ano Santo e poderá oferecer indulgência plenária
As atividades programadas incluem uma peregrinação do Santuário até a Catedral e, se os fieis cumprirem alguns requisitos, poderão alcançar a chamada indulgência plenária oferecida pela Igreja por ocasião do Jubileu

O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova, foi escolhido como uma das Igrejas Jubilares do Ano Santo na Arquidiocese de Londrina, ao lado da Catedral. As atividades programadas incluem uma peregrinação do Santuário até a Catedral e, se os fieis cumprirem alguns requisitos, poderão alcançar a chamada indulgência plenária oferecida pela Igreja por ocasião do Jubileu. A primeira peregrinação arquidiocesana está marcada para o próximo dia 22 de fevereiro, organizada pelo Decanato Norte, mas aberta a todo o público que quiser participar.
“Neste Ano Santo, no qual a Igreja comemora seu Jubileu, o papa Francisco abriu as portas santas nas quatro basílicas papais em Roma, além de uma prisão romana. Mas, pelo mundo todo, estabeleceu o que chamamos de Igrejas Jubilares. Em Londrina, o arcebispo Dom Geremias designou o Santuário e a Catedral como Igrejas Jubilares”, explica o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. As quatro portas santas através das quais os fieis são convidados a passar estão nas basílicas de São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior, São Paulo Fora dos Muros, além da porta santa temporária na penitenciária de Rebibbia, em Roma.
Para alcançar a indulgência plenária neste Ano Jubilar é preciso confessar-se individualmente e integralmente, participar da Santa Missa e receber a Comunhão Eucarística, rezar pelas intenções do papa Francisco, além de participar da formação que será realizada no Santuário nos dias das peregrinações e peregrinar até a Catedral, participando da missa no encerramento do trajeto. Com o tema “Peregrinos da Esperança”, o Jubileu poderá ter peregrinações realizadas pelos decanatos e pelas pastorais arquidiocesanas sempre no 3º e no 4º sábado de cada mês. A primeira será no próximo dia 22 de fevereiro.
O primeiro Jubileu foi instituído pelo papa Bonifácio VIII no ano de 1300, já naquele ano concedendo a indulgência plenária aos fieis que realizassem a peregrinação a Roma, com destino ao túmulo de São Pedro. Desde então, a Igreja Católica celebra o Jubileu a cada 25 anos. O último foi realizado no ano 2000, conduzido pelo então papa João Paulo II. Com informações da assessoria de imprensa.