Secretaria da Cultura inaugura sete escritórios regionais para ampliar o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações
Foto: Kraw Penas/SEEC-PR

A primeira semana do mês de julho marcou um importante passo para a descentralização das políticas públicas do setor cultural no Paraná. A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) inaugurou oficialmente sete escritórios regionais, os chamados Núcleos Regionais de Cultura. Eles são braços da pasta para atender com maior proximidade e agilidade as demandas de todas as macrorregiões do Estado, ampliando o acesso de cidadãos e artistas às políticas e ações culturais.

A iniciativa contou com a parceria da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que articulou a instalação dos escritórios em câmpus das universidades estaduais nos municípios de Londrina, Cascavel, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá e Ponta Grossa. Além destes, o município de Jacarezinho recebeu uma extensão da unidade de Londrina.

Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Marta Favaro, as relações entre a Universidade e a produção local de cultura são bastante interligadas, e essas conexões devem ser ainda mais aprofundadas com a implementação do Núcleo Regional de Cultura em Londrina. “Temos uma Universidade rica em todas as manifestações e que agora será um braço estendido da cultura do Paraná”.