Tempestade causa destruição e falta de energia elétrica em Londrina
Tempestade causa destruição e falta de energia elétrica em Londrina | © Pedro Marconi

A Defesa Civil informou em seu último relatório, às 09h31 desta quinta-feira (05), a queda de 40 árvores e cinco casos de destelhamento em Londrina por conta de uma tempestade que atingiu a cidade durante à tarde de quarta-feira (04). O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) informou que os ventos atingiram velocidade de 43,2 quilômetros por hora e não houve registro de precipitação na cidade.

Na rodovia BR-369, próximo ao Parque de Exposições Ney Braga, na zona oeste da cidade, uma árvore caiu em cima de um veículo. Na ocasião, uma pessoa sofreu ferimentos leves e foi levada para Unidade de Pronto Atendimento do Jardim Sabará.

Os ventos fortes derrubaram também árvores no Calçadão. Na avenida São João, na zona leste, uma mulher foi atingida por uma árvore que caiu. A avenida Madre Leônia Milito, na zona sul, chegou a ser bloqueada nos dois sentidos por conta de uma queda de árvore que caiu em cima de um carro.

Segundo a Copel (Companhia Paranaense de Energia), no início da manhã desta quinta-feira (O5), 3,2 mil domicílios de Londrina permaneciam sem luz, após quedas de árvores atingirem a fiação. Em ocorrências climáticas como esta, a Copel alerta sobre a importância do cuidado com a segurança.

A população deve manter distância de locais onde haja fios rompidos ou postes quebrados, e acionar a concessionária através do número 0800-51-00-116. A comunicação sobre falta de luz pode ser feita pelo telefone, mas também via aplicativo para celulares, pelo site da Copel e pelo WhatsApp, no número (41) 3013-8973.

Caso não haja internet, é possível enviar o aviso à Copel por meio de mensagem de texto (SMS) para o número 28593, escrevendo as letras “SL”, de “sem luz”, junto com o número da unidade consumidora, que pode ser encontrada no cabeçalho da conta de luz da empresa. Caso necessário, é possível acionar o serviço de emergência da Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.