UBSs abrem no período noturno em ação de campanha ao Mês da Mulher
A Secretária Municipal da Saúde realizará os atendimentos voltados para a saúde feminina em horários alternativos nas próximas quintas-feiras deste mês em cinco bairros

A campanha “Mulher em Foco – Autocuidado e Prevenção” tem como objetivo celebrar o Mês da Mulher com ações de promoção de saúde e informação. Além que, no mês de março, há outras duas importantes campanhas de saúde da mulher: o “Março Lilás”, que visa a conscientização sobre o câncer de colo de útero, e o “Março Amarelo”, que alerta sobre a endometriose.
Em apoio a essas iniciativas, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizará atendimentos voltados à saúde da mulher em horários alternativos. Durante as próximas três quintas-feiras de março (13, 20 e 27), uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de cada região da cidade ficará aberta das 19h às 22h.
Atendimentos no mês de março
As UBSs que serão abertas estão nos seguintes bairros: Maria Cecília (região norte), União da Vitória (região sul), Armindo Guazzi (região leste), Alvorada (região oeste) e Vila Brasil (região central).
Os atendimentos incluem a coleta do exame Preventivo de Colo Uterino para mulheres de 25 a 64 anos, avaliação das mamas, solicitações de exames de ultrassom, mamografia e exames laboratoriais, conforme a necessidade. Também serão realizadas orientações nas salas de espera. Nas UBSs União da Vitória e Vila Brasil, haverá uma roda de conversa com psicólogos das 19h às 20h30, com o tema “Mulheres Plurais”.
Agendamento e outras orientações
As mulheres interessadas devem fazer agendamento prévio. As vagas para o dia 13 de março já estão disponíveis através do link na página de agendamentos eletrônicos no site da Prefeitura de Londrina. Caso haja dificuldades para o agendamento online, é possível realizar o agendamento diretamente na UBS mais próxima.
Os links de agendamento para os dias 20 e 27 de março serão divulgados posteriormente. Além dos serviços de saúde, as mulheres também poderão se informar sobre outras atividades oferecidas pelas unidades, como grupos de atividades com fisioterapeutas, nutricionistas, educadores físicos e farmacêuticos. Essas atividades visam a prevenção de doenças, como hipertensão, diabetes e câncer, e proporcionam mais qualidade de vida. Com informações do Núcleo de Comunicação de Londrina.