UEL abre inscrições para vestibular de Geologia e Fonoaudiologia

Candidatos têm até 10 de setembro para se inscrever nos dois novos cursos da universidade, com início previsto para 2027

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Reprodução

A Universidade Estadual de Londrina está com inscrições abertas para o Vestibular 2027 exclusivamente para os dois novos cursos anunciados pela instituição: Geologia e Fonoaudiologia. Os interessados têm até o dia 10 de setembro para efetivar a inscrição pelo site da Cops ou pela página do Vestibular 2027.

A taxa de inscrição é de R$ 181,00, com pagamento por Pix ou boleto bancário. A confirmação do pagamento garante a efetivação da inscrição.

Os novos cursos foram anunciados oficialmente pelo Governo do Estado no dia 14 de agosto, quando o período regular de inscrições do Vestibular já havia sido encerrado. Por isso, a UEL abriu um prazo específico para os interessados nas novas graduações.

No curso de Geologia, serão ofertadas 20 vagas, sendo 11 destinadas ao Vestibular. Já Fonoaudiologia terá 30 vagas, com 19 pelo processo seletivo. As demais vagas dos dois cursos serão disponibilizadas pelo Sisu e pelo Aprova Paraná, em seleções previstas para 2027.

Candidatos que já estão inscritos no Vestibular 2027 e desejam trocar a opção de curso para Geologia ou Fonoaudiologia devem acessar o sistema, fazer uma nova inscrição, preencher o formulário de Troca de Curso disponível no site do Vestibular e enviar o documento por upload. Nesse caso, não é necessário pagar novamente a taxa de inscrição.

Para os candidatos inscritos em cursos com Prova de Habilidades Específicas, não será permitida a alteração da primeira opção de curso. A mudança poderá ser feita apenas na segunda opção, que pode ser substituída por Fonoaudiologia ou Geologia.

Novas graduações

O curso de Fonoaudiologia terá duração de cinco anos, com carga horária total de 4 mil horas e aulas no período matutino. A graduação será vinculada ao Centro de Ciências da Saúde e formará profissionais para atuar na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de distúrbios de audição, voz, fala e linguagem.

Já o curso de Geologia será ligado ao Centro de Ciências Exatas, também com duração de cinco anos. A graduação terá carga horária de 3.740 horas e será ofertada no período matutino. A matriz curricular prevê conteúdos de educação ambiental, práticas de campo e laboratório, além de disciplinas como geofísica, geologia econômica, geologia urbana, hidrogeologia, mineralogia, petrologia e prospecção mineral.

Calendário do Vestibular 2027

A Prova de Habilidades Específicas será aplicada no dia 6 de setembro para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, Design de Moda, Design Gráfico e Música. O cartão de inscrição será divulgado no dia 1º de setembro, a partir das 17h.

No dia 18 de outubro, serão aplicadas as provas de Conhecimentos Gerais e Redação para candidatos de todos os cursos.

Já no dia 19 de outubro, será a vez das provas de Conhecimentos Específicos, destinadas aos candidatos de Agronomia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Design Gráfico, Direito, Fisioterapia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia.

O resultado do Vestibular 2027 da UEL será divulgado no dia 8 de dezembro de 2026, ao meio-dia, no site da Cops.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

 

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9