UEL vai criar centro de pesquisas envolvendo planta da maconha
UEL vai criar centro de pesquisas envolvendo planta da maconha | © André Ridão/Agência UEL

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UEL está realizando tratativas iniciais para a criação de um centro multidisciplinar de pesquisas envolvendo plantas do gênero Cannabis. De acordo com reportagem feita hoje (23) pelo O Perobal, o objetivo das primeiras movimentações, que envolvem a Assessoria de Relações Internacionais (ARI), é formalizar um protocolo de intenções para futuras colaborações científicas e mobilidade acadêmica entre a UEL e a Southern Illinois University (EUA).

Localizada em Carbondale, no Sul de Illinois, a universidade possui um dos mais avançados centros de pesquisas em Cannabis do mundo, tendo em seu corpo docente o pesquisador e ex-aluno do curso de Agronomia da UEL José Franco da Cunha Leme Filho. A produção de conhecimento e tecnologias acerca de plantas da maconha é uma forte e atual demanda da comunidade e da iniciativa privada.

Para pesquisador José Franco Leme, ainda é necessário lutar pelo direito de estudar a planta. Falta de base científica ocasiona “achismos” e resultados baseados em suposições.