Várias cidades brasileiras, entre elas do litoral paranaense, recorreram à ‘engorda’ de praias
Projeto de revitalização da orla de Matinhos.| Foto: IAT

Do Nordeste ao Sul do país, cidades litorâneas recorreram a obras de alargamento da faixa de areia para enfrentar a erosão costeira e o avanço do mar. Foram quase 40 km de praias ampliadas artificialmente nos últimos 26 anos (1998).

Especialistas dizem que a opção pelas engordas se explica pelas vantagens em conter a erosão, se comparadas a outras técnicas, e por criarem espaço para turismo.

Recentemente, o Recife anunciou licitação para estudo e projeto de prolongamento da faixa de areia da orla. A vizinha Jaboatão dos Guararapes concluiu quase 6 km de engorda. A obra na Praia de Ponta Negra (Natal) está em andamento. Balneário Piçarras (SC) quer fazer a quarta intervenção do tipo. Florianópolis bancou três ampliações, um dos destaques para Balneário Camboriú. E a engorda em Matinhos (PR) gerou embates, mas foi concluída, enquanto o projeto de João Pessoa (PB) foi suspenso.

Litoral do Paraná. Imagem: reprodução

Em Matinhos (PR) o alargamento foi feito do Canal da Av. Paraná ao Balneário Flórida, ou seja, 6,3 km de engorda. O turismo agradece!