Vereador alerta sobre paralisação do Castramóvel, mas prefeitura garante continuidade do serviço

O CastraMóvel percorre bairros de Londrina oferecendo castração gratuita para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade, ONGs e protetores de animais

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: Vivian Honorato/ NCom

Na última segunda-feira (17), o vereador de Londrina, Deivid Wisley, publicou um vídeo em sua página do Instagram afirmando que o serviço do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos, o CastraMóvel, será interrompido na cidade a partir do dia 26 de março. Segundo ele, a justificativa de transferência do serviço para a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) não seria razão suficiente para a paralisação do atendimento.

O vereador argumenta que essa transferência, da Secretaria de Saúde para a CMTU, já estava prevista e não deveria resultar na interrupção do Castramóvel. Para ele, o serviço deveria continuar funcionando simultaneamente durante essa transição, garantindo que Londrina não fique sem as castrações gratuitas de cães e gatos. Wisley ressaltou ainda a importância do programa e afirmou que espera que a cidade não fique sem atender a população por muito tempo.

Prefeitura de Londrina nega interrupção

Em nota oficial, a Prefeitura de Londrina esclareceu que o serviço do CastraMóvel não será interrompido nem encerrado. A administração municipal afirma que o objetivo é ampliar e melhorar os atendimentos. O Castramóvel, que percorre bairros da cidade oferecendo castração gratuita para cães e gatos de famílias em situação de vulnerabilidade, ONGs e protetores de animais, continuará funcionando normalmente.

Criação da Diretoria de Bem-Estar Animal

A CMTU também informou que está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei N.º 23/2025, que propõe a criação da Diretoria de Bem-Estar Animal dentro da Companhia. A iniciativa tem como objetivo garantir a efetiva execução da Política Pública Municipal de Proteção e Defesa dos Animais, além de ampliar e qualificar os serviços voltados à causa animal.

Banco de Ração segue funcionando

Quanto ao Banco de Ração, a CMTU desmentiu informações sobre uma suposta paralisação do serviço. Segundo a Companhia, a atual ata de registro de preços para a aquisição dos produtos tem validade até dezembro de 2025, garantindo a continuidade do atendimento. Diante do impasse, a população aguarda a definição sobre o futuro do Castramóvel e a confirmação de que os serviços seguirão sem interrupções.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9