Após reunião ficou definido a logística, tráfego de veículos e do transporte coletivo urbano no próximo domingo e segunda-feira (dias 17 e 18), quando serão aplicadas as provas do Vestibular 2025 da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pela primeira vez o concurso será realizado em fase única de dois dias. Estão inscritos 16.338 estudantes que estarão distribuídos em 42 locais, no Campus da UEL (5,5 mil candidatos), salas da Unifil (na av. JK, Rua Alagoas e Paranaguá – cerca de 2 mil estudantes), Penitenciárias (552 pessoas privadas de liberdade) e escolas Municipais e Estaduais de Londrina.
Representantes da Polícia Militar, concessionária TCGL, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e Polícia Rodoviária Estadual discutiram o monitoramento no trânsito e no transporte, nos dois dias de Vestibular. O objetivo é evitar que longas filas prejudiquem motoristas, candidatos e a população. A responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) da UEL, professora Sandra Garcia, orienta que os estudantes busquem chegar com antecedência de uma hora aos locais de provas. As salas abrirão pontualmente às 13h20, com a prova iniciando às 14 horas. “No domingo teremos um evento grande na cidade e na segunda-feira haverá o Vestibular concomitante ao expediente comercial, por isso importante planejar os horários”, recomenda. Salas de provas abrirão às 13h20. Recomendação é para que candidatos adiantem a chegada com pelo menos uma hora de antecedência para evitar filas, correria e atrasos
Campus – No domingo (17) e na segunda (18), a partir das 12 horas, o acesso ao Campus Universitário se dará pela Avenida Castelo Branco e pela PR-445. Agentes da CMTU e a Polícia Rodoviária Estadual orientarão o tráfego de veículos. Na UEL as provas serão aplicadas nos sete Centros de Estudos – CCA, CCB, CCE, CEFE, CLCH, CESA e CECA. Agentes de Segurança da Prefeitura do Campus orientarão motoristas e candidatos que poderão utilizar dois acessos (Hospital de Clínicas/Reitoria e CLCH). Na segunda-feira (18) as atividades administrativas da UEL serão interrompidas entre às 11h30 e 14h30. Com exceção do CCS, as aulas serão suspensas neste dia, retornando normalmente na terça (19). O Restaurante Universitário (RU) não funcionará nesta segunda.
Provas – No domingo, os candidatos farão a prova objetiva, com 60 questões de múltipla escolha, sobre Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Matemática e Química. Na segunda, será aplicada a Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos (duas indicadas pelos Colegiados de cada um dos 53 cursos e uma terceira de Sociologia, comum a todos).
Números – Dos mais de 16 mil inscritos, 6.668 são de Londrina, 13.306 candidatos são paranaenses. Outros 2.344 são provenientes do estado de São Paulo e 688 de outros estados. As mulheres representam a grande maioria, com 10.050 candidatas, enquanto 6.288 são homens. Com 5.182 candidatos inscritos, o curso de Medicina é o que registra a maior concorrência no sistema universal, registrando 128,95 candidatos por vaga. O segundo curso mais concorrido é o de Ciência da Computação, com 40,64 candidatos/vaga, seguido de Biomedicina (37,43), Psicologia (31,92) e Ciência de Dados (20,93). A UEL oferece 1.956 vagas em 53 cursos de graduação. O resultado da 1ª convocação será divulgado no dia 10 de janeiro de 2025. Com informações da UEL.