12º Voo da Operação Raízes do Cedro traz mais 204 brasileiros do Líbano
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O 12º voo da Operação Raízes do Cedro, ação do governo federal para repatriar brasileiros da zona de conflito no Líbano, aterrissou nesta quarta-feira (20), às 4h56 (horário de Brasília), na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos. De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), o avião KC-30 trouxe 204 pessoas, incluindo três crianças de colo e quatro animais de estimação. O embarque ocorreu ontem (19), às 14h, no Líbano.

Desde o início da operação, em 5 de outubro, já foram repatriadas 2.513 pessoas e 33 animais de estimação, na maior missão de repatriação em zona de conflito da história brasileira. Na chegada ao Brasil, o desembarque conta com o suporte de diversas entidades, como os Ministérios da Justiça e Segurança Pública, do Desenvolvimento Social, da Saúde, além da Polícia Federal, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal. A Operação Raízes do Cedro foi instituída pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em resposta ao conflito entre Israel e o grupo Hezbollah, que atua no Líbano. A logística envolve aeronaves da FAB e um esforço coordenado pelo Itamaraty para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros ao país.

Orientações aos Brasileiros
O Itamaraty reforça a recomendação para que os brasileiros sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, se possível, utilizem recursos próprios para deixar o país. O aeroporto de Beirute permanece operacional, com voos da Middle East Airlines para destinos como Madri, Frankfurt, Londres e Roma. Após negociações com a Embaixada do Brasil, a companhia está priorizando passageiros brasileiros nesses voos. Com informações: Agência Brasil