O Londrina Esporte Clube estreia na Série C do Campeonato Brasileiro nesta segunda-feira (22), às 20 horas (de Brasília), diante do Confiança, no Batistão, em Aracaju.
Para a competição nacional, a agremiação paranaense contratou ao todo 12 jogadores – Arthur (Goleiro/Azuriz); Maurício (Lateral-direito/Villa Nova-MG); João Maistro (Zagueiro/Santo André), Pedro Jorge (Zagueiro/Maguary-PE) e Rayan Ribeiro (Zagueiro/Itabirito-MG); Kady (Volante/Água Santa), Samuel Andrade (Volante/XV de Piracicaba) e Tauã (Volante/Portuguesa); Giancarlo (Meia/Atlético-BA) e Danielzinho (Meia/Athletico-PR); Iago Teles (Atacante/Guarani) e Daniel Amorim (Atacante/Athletic-MG). Esta será a quarta vez que o Londrina disputará a Série C do Campeonato Brasileiro.
A estreia do Tubarão na competição ocorreu em 2005 e, na ocasião, a agremiação foi eliminado nas oitavas de final. Em 2015, a equipe Alviceleste conquistou o vice-campeonato e retornou à Série B após mais de 20 anos. Já em 2020, o Londrina conseguiu o acesso na última rodada do quadrangular.
Para a estreia nesta edição de 2024, o comandante Emerson Ávila deverá entrar em campo com a seguinte formação: Arthur; Thiago Ennes, Rayan (Davi) João Maistro e Pedro Cacho (Maurício); Marthã, Tauã e Rafael Longuine; Calyson, Daniel Amorim e Iago Telles (Henrique). Conforme regulamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os oitos primeiros colocados entre as 20 equipes se classificam para a segunda fase. A partir disso, eles serão divididos em dois grupos de quatro times.
Uma chave terá 1º, 4º, 5º e 8º colocados, enquanto a outra fica com 2º, 3º, 6º e 7º. Os dois primeiros de cada grupo sobem para a Série B do Campeonato Brasileiro e os líderes fazem a final. Com informações do Globo Esporte.