Apesar de alerta do Procon, golpe da “ligação do mesmo número” não existe!
Imagem: Reprodução

O divulgado golpe da “ligação do mesmo número”, que consiste em receber uma ligação de seu próprio número de telefone, não existe. Apesar de um alerta feito pelo Procon-SP, instituição de defesa do consumidor do governo do Estado de São Paulo, na figura de seu diretor executivo, Fernando Capez, não ficou comprovado que, de fato, após atender a uma dessas chamadas, as pessoas tivessem seus dados roubados ou qualquer outro indício de fraude.

De acordo com reportagem do Tilt, quando procurado para aferir se algum caso foi mesmo confirmado, o Procon-SP disse que não, mas que funcionários da entidade chegaram a ver casos nas redes sociais, o que torna tudo muito mais estranho. A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações), por sua vez, afirmou que esses casos não mais aconteciam e que estava bloqueando essas chamadas.

A questão é que, com uma breve pesquisa nas redes sociais, é possível ver que há, sim, pessoas falando sobre este caso, mas sem nenhum indício de que alguém tenha sido vítima de uma fraude ou de roubo de dados. Os relatos ficam restritos às mensagens de alerta para o tal golpe e de que pessoas que atenderam a essa chamada foram interpelados por atendentes de telemarketing do Rappi, por exemplo.

Fonte: Canaltech