A farmacêutica britânica AstraZeneca divulgou um comunicado nesta quarta-feira (08) informando que encerrou a produção e a distribuição da vacina contra a Covid-19 em todo o mundo. Na oportunidade, a empresa revelou que decidiu retirar o imunizante do mercado alegando que há um excedente de vacinas e que houve um declínio na procura pela Vaxzevria. No Brasil, a vacina da AstraZeneca é produzida pela Fiocruz após transferência de tecnologia formalizado em junho de 2021. A primeira dose do imunizante foi aplicada no país em fevereiro de 2022. A empresa britânica pediu a retirada da vacina no dia 5 de março e a mesma entrou em vigor na terça-feira (07).
Confira o pronunciamento da AstraZeneca:
Estamos muito orgulhosos com o papel que Vaxzevria desempenhou para o fim da pandemia global. De acordo com estimativas independentes, mais de 6,5 milhões de vidas foram salvas só no primeiro ano de utilização e mais de três bilhões de doses foram distribuídas a nível mundial. O nosso trabalho foi reconhecido pelos governos de todo o mundo e é amplamente considerado como tendo sido um componente crítico para acabar com a pandemia global. Visto que desde então foram desenvolvidas múltiplas vacinas contra variantes da Covid-19, há um excedente de vacinas atualizadas disponíveis.
Isto levou a um declínio na procura de Vaxzevria, que já não é mais fabricada nem distribuída. Vamos agora trabalhar com os órgãos reguladores e com nossos parceiros para nos alinharmos em um caminho claro para concluir este capítulo e a contribuição significativa para a pandemia da Covid-19. Com informações G1 Saúde.