O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz indica uma queda nos casos de covid-19 na maioria dos estados da região Centro-Sul, apontando uma reversão no aumento recente de infecções causadas pelo Sars-CoV-2. Contudo, o Rio de Janeiro apresenta crescimento nos casos. A análise aponta que, embora os números estejam em declínio, a covid-19 continua sendo a principal causa de internações entre idosos, enquanto o rinovírus lidera as internações de crianças e adolescentes de até 14 anos.
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por covid-19 tem impactado principalmente crianças pequenas e idosos, com a taxa de mortalidade mais elevada entre pessoas com 65 anos ou mais. Em nível nacional, a tendência é de queda ou estabilidade entre crianças de até dois anos e idosos acima de 50 anos, mas há um aumento no nível entre crianças a partir dos dois anos, adolescentes e adultos.
Tatiana Portella, pesquisadora do InfoGripe, reforça a importância das medidas de prevenção, especialmente em locais com sinais de aumento dos casos. “O ideal é usar máscaras em locais fechados e dentro dos postos de saúde. Diante de qualquer sintoma gripal, como coriza, tosse ou febre, o recomendado é sair de casa usando uma boa máscara”, orienta Portella. Em 2024, o Brasil já registrou 9.191 óbitos pela Síndrome Respiratória Aguda Grave.
Com informações da Agência Brasil.