Com a chegada das Eleições de 2024, os pré-candidatos correm contra o tempo para estruturar e colocar em prática suas campanhas e pré-campanhas eleitorais. Convencer o eleitorado e transformar o engajamento das redes sociais em voto são alguns dos obstáculos que envolvem tendências de marketing, o mercado e também a abrangência da lei, tendo em vista as novas regras impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O rumo das disputas eleitorais começa a ser delineado e leva políticos, equipes de marketing, jornalistas e assessores a buscarem conhecimento relacionado à comunicação política, para que estejam preparados diante das novas etapas.
É sobre esses temas que o congresso de Comunicação Política e Institucional (Compol), vai se debruçar no dia 22 de maio. Especialistas da comunicação política e autoridades do judiciário visitam Londrina para palestrar no evento. Entre os temas que serão tratados estão: Os desafios da atuação da Justiça Eleitoral nas Eleições 2024, abusos na pré-campanha, o que faz um candidato ser irresistível aos olhos do eleitor, os caminhos para a eleição de mulheres e como a comunicação pode impulsionar ou afundar uma campanha. Também serão abordadas estratégias de marketing, temas atuais como fake News, pesquisas, tendências nestas eleições e como transformar engajamento em voto por meio da inteligência artificial (IA).
Os palestrantes, que vão se reunir no Espaço Villa Rica, das 8h às 18h, são especialistas na área que despontaram por meio de trabalhos realizados nas campanhas federais, estaduais e municipais. Entre eles Luciana Panke, considerada uma das 12 mulheres mais influentes da comunicação política; Lucas Pimenta, marqueteiro da campanha presidencial de Soraya Tronicke, que vai destacar que candidatos precisam focar na estratégia do convencimento direto com o eleitor antes de qualquer outra ação viral; Emerson Saraiva, especialista em marketing político vem mostrar como a emoção é peça fundamental para um bom desempenho eleitoral; e a especialista em mobilização digital e construção de comunidades, Luiza Borges, que participou da campanha do presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 2022, e uma das criadoras do projeto “Não é Não”, que vai revelar como foi possível combater fake news e criar comunidades engajadoras que impactaram no resultado da disputa presidencial mesmo diante da alta popularidade de Jair Bolsonaro.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná Sigurd Roberto Bengtsson estará presente, assim como a juíza eleitoral da 146ª Zona Regional de Londrina e juíza de direito do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Claudia Catafesta. Marcelo Senise, marqueteiro político que liderou a época “old school” do marketing digital nas eleições, Laércio Menegaz, consultor e estrategista eleitoral que já participou de mais de 200 projetos eleitorais no país e Bruno Falcão, especialista em marketing político, também serão palestrantes. A advogada eleitoral Fernanda Viotto será a mediadora de debates que vão abrir o congresso, e destaca a importância dos pré-candidatos e das equipes de marketing ficarem atentas às mudanças. “A justiça eleitoral quer proteger o eleitor e todas as ações que possam enganá-lo serão proibidas ou reguladas por ela, em busca da lisura do processo eleitoral, por esse motivo os pré-candidatos devem estar atentos às novas regras impostas pelo TSE em 2024 através da divulgação das resoluções, esse tema também será discutido no evento”.
Os assuntos também serão abordados com o direcionamento de trazer as técnicas e abordagens para municípios menores, tendo em vista as Eleições Municipais. Um exemplo disso é Luiza Borges, que fala sobre como o uso do WhatsApp pode ser mais em conta, “Em cidades pequenas, pode ser mais vantajoso financeiramente tentar alcançar os eleitores por meio de grupos”. O Compol, realizado em diversas cidades brasileiras, é considerado um dos encontros da área mais importantes do Brasil. O evento é destinado a jornalistas que cobrem política, assessores de imprensa de agentes políticos, jornalistas, profissionais do marketing político e comunicadores em geral, além de políticos e aspirantes à vida pública. O objetivo é debater assuntos atuais relacionados à comunicação no meio eleitoral, discutir tendências, trazer inovações ao cenário por meio da troca de informações e fazer networking, tendo em vista que a reunião de grandes nomes da comunicação possibilita a criação de novos contatos e parcerias.
Serviço
Compol – Congresso de Comunicação, Política e Institucional
Espaço Villa Rica, em Londrina
Dia 22 de maio, das 8h às 18h
Inscrições – https://compolbrasil.com.br/compol-londrina/
**Será emitido certificado de participação.