Criança de 4 anos leva cocaína para escola e distribui entre colegas
Menina levou 16 papelotes da droga para a escola; substância seria do pai, segundo a criança

Um caso chocante mobilizou autoridades em Itamonte (MG), na última sexta-feira (19), quando uma criança de apenas 4 anos levou 16 papelotes de cocaína para a escola e distribuiu entre colegas da turma. O episódio aconteceu na Escola Municipal Mariana Silva Guimarães, no bairro Vila Perrone. A substância foi confirmada por laudo pericial, segundo a Polícia Militar.
A professora descobriu a situação após uma aluna reclamar que “a coleguinha deu um papelzinho que estava ruim”. Foram encontrados seis papelotes na mochila da criança e nove parcialmente consumidos debaixo da cadeira. A menina teria dito que o material pertencia ao pai. O Conselho Tutelar foi acionado e todos os pais foram chamados.
As 18 crianças da sala foram levadas à Santa Casa de Itamonte, e 15 fizeram exame toxicológico. Dois exames deram resultado inconclusivo; os demais, negativos. Os testes foram enviados ao laboratório Oswaldo Cruz, em Taubaté (SP), devido à ausência de recursos locais para esse tipo de exame.
O prefeito João Pedro Fonseca destacou o esforço para garantir o atendimento rápido e o suporte psicológico às famílias. O pai da criança chegou a passar pela escola antes da chegada da PM e levou um dos papelotes, fugindo em seguida. Ele segue foragido. Um tio da menina desacatou o Conselho Tutelar ao buscá-la na escola, foi detido e liberado após assinar um TCO.