Desenrola Brasil! Você está nessa?
Desenrola Brasil! Você está nessa? | © Imagem Ilustrativa

Afinal de contas o que é esse Desenrola Brasil?

É um programa do Governo Federal, com a intenção de ajudar na quitação de dívidas da população, mas como? A proposta inicial pretende oferecer descontos e oportunidades mais vantajosas, fazendo com que as pessoas inadimplentes se interessem pelo pagamento, o que consequentemente tende a reduzir os índices de endividamento no país.

Para que você entenda um pouco mais, seguem alguns dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em 04 de maio de 2023, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

A parcela de famílias brasileiras com dívidas (em atraso ou não) chegou a 78,3% em abril deste ano. A previsão é de alta a partir de julho. A pesquisa indica que a parcela de inadimplentes – aqueles que têm contas ou dívidas em atraso –, chegou a 29,1% das famílias do país, abaixo dos 29,4% de março, mas acima dos 28,6% de abril de 2022. O aumento ocorreu principalmente na classe média.

Aqueles que não terão condição de pagar suas dívidas somaram 11,6%. “Quem tem dívidas atrasadas há mais tempo segue enfrentando dificuldade de sair da inadimplência em função dos juros elevados, que pioram as despesas financeiras”, destaca a economista da CNC Izis Ferreira.

A cada 100 consumidores inadimplentes em abril, 45 estavam com atrasos por mais de três meses. Segundo a Peic, muitos consumidores têm recorrido ao crédito pessoal, modalidade em que os juros tiveram o menor crescimento (média de 42% ao ano), para pagar dívidas mais caras, como do cartão rotativo, por exemplo.

Como era esperado, a grande maioria em torno de 86,8% dos endividados têm dívidas no cartão de crédito e, 9% com crédito pessoal. O percentual de endividados no cartão é o maior no último ano e do crédito pessoal, o maior nos útimos seis meses de acordo com a CNC.

A verdade é que já há alguns anos os endividados do Brasil superam a casa dos 70%, com isso o número de inadimplentes só tem crescido. Em cinco anos, o número de brasileiros inadimplentes passou de 59,3 milhões, em janeiro de 2018, para 70,1 milhões, em janeiro de 2023, conforme dados de pesquisa da Serasa Experian em fevereiro de 2023.

O programa passou a ter validade a partir do dia 17 de julho, e começa selecionando um público, a qual classificaram como Faixa II do programa (pessoas com renda mensal de até R$ 20 mil e cujas dívidas foram inscritas em cadastros de inadimplentes até 31 de dezembro de 2022). Pessoas contempladas na faixa I (recebem até dois salários-mínimos), ficarão para um segundo momento, mas para essa faixa o Programa vai oferecer a oportunidade do Fundo Garantidor de Operações (FGO) garantir a renegociação de dívidas bancárias e não bancárias cujos valores de negativação somados não ultrapassem o valor de R$ 5 mil.

O programa pretende atingir em torno de 37 milhões de cidadãos.

Se você está nesta condição de inadimplente ou conhece alguém e deseja participar do programa, acesse www.gov.br, clique em “entrar com o gov.br” para acessar sua conta. A participação dos agentes financeiros e dos credores se dará mediante o preenchimento de informações e assinatura dos respectivo(s) termo(s) de adesão diretamente na Plataforma do Programa (em desenvolvimento).

Ainda com muitas dúvidas? Vou deixar aqui um link com perguntas e respostas que ajudará bastante! Clique aqui!

Reflexão da semana: Toda oportunidade é bem-vinda!

Dica da Jô: Um oportunidade pode ser a chance de um recomeço diferente!

Desejo a você, caro leitor, uma excelente semana!

Joenice Diniz | Consultora Financeira | @joenicediniz