Elefantes demonstram autocontrole e capacidade de adaptação em teste com alimentos

Um experimento com 16 elefantes asiáticos encontrou evidências de que os animais conseguem controlar impulsos e modificar estratégias para alcançar alimentos. O estudo também identificou uma possível influência da idade nessa capacidade.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Reprodução / Foto ilustrativa: Banco de imagens

Elefantes asiáticos demonstraram capacidade de controlar impulsos e adaptar o comportamento quando uma estratégia deixou de funcionar, segundo um estudo publicado em 9 de setembro na revista científica PLOS One. O experimento avaliou 16 animais no National Elephant Institute, na Tailândia, entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.

Os pesquisadores investigaram o chamado controle inibitório, capacidade de interromper uma resposta automática ou previamente aprendida quando outra atitude se torna mais adequada. Participaram do estudo oito machos e oito fêmeas, com idades entre 4 e 60 anos.

Inicialmente, os elefantes aprenderam a contornar uma caixa opaca com a tromba para alcançar uma fruta. Posteriormente, o recipiente foi substituído por uma caixa transparente, permitindo que os animais vissem e sentissem o cheiro do alimento, embora não conseguissem retirá-lo diretamente pela parte frontal.

Mesmo diante da comida visível, os animais conseguiram utilizar a abertura correta para alcançar a recompensa. O desempenho foi semelhante ao registrado com a caixa opaca, resultado que pode indicar capacidade de conter o impulso de tentar pegar diretamente o alimento.

Em outra etapa, os pesquisadores alteraram a posição da abertura da caixa. Na primeira tentativa após a mudança, o tempo médio necessário para encontrar o novo caminho passou de 2,21 para 8,18 segundos. Nas tentativas seguintes, porém, os elefantes ficaram progressivamente mais rápidos, indicando aprendizado e adaptação à nova situação.

Os animais mais velhos levaram mais tempo para abandonar uma estratégia previamente aprendida. Os pesquisadores consideram que o resultado pode estar relacionado a mudanças no controle inibitório durante o envelhecimento, mas destacam que novos estudos são necessários e que fatores como aprendizagem, motivação, personalidade e experiências anteriores também podem influenciar o desempenho.

Com informações do estudo publicado na revista científica PLOS One.

Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm

PUBLICIDADE
Marketing Paiquerê FM

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.