Em Londrina, CMTU levará conscientização sobre bem-estar animal a escolas municipais
O objetivo da ação, que integra o plano preventivo e educacional da Política Pública de Proteção e Defesa dos Animais em Londrina, é levar às crianças conhecimentos que garantam uma relação saudável entre as famílias e seus animais de estimação. Foto: Divulgação/CMTU

Uma parceria entre a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) levará informações sobre posse responsável e bem-estar animal a estudantes do 4º ano do ensino fundamental em Londrina. A atividade está marcada para ocorrer na próxima terça-feira (13), a partir das 8 horas, no complexo Educa, localizado na rua Prefeito Faria Lima, n° 400, região oeste da cidade. Na quarta-feira (14), a ação será repetida no mesmo local, das 14h às 16h15.

Na ocasião, alunos das escolas municipais Professor Carlos Zewe Coimbra, Nina Gardemann e Hikoma Udihara receberão a veterinária Fernanda Maria de Oliveira, da Diretoria de Bem-estar Animal da CMTU. Acompanhada de um dos cães abrigados na casa de passagem do Município, a profissional dará orientações de como cuidar bem dos pets em casa, passando por tópicos como alimentação adequada, higiene, vacinação e a importância da castração. A quem recorrer em casos de violência, negligência, abandono e descaso também estará entre os assuntos abordados.

O objetivo da ação, que integra o plano preventivo e educacional da Política Pública de Proteção e Defesa dos Animais em Londrina, é levar às crianças conhecimentos que garantam uma relação saudável entre as famílias e seus animais de estimação, ou mesmo entre elas e bichos em situação de rua. O propósito é que, após os encontros, os pequenos sejam capazes de levar as informações recebidas aos pais e responsáveis, atuando como multiplicadores das dicas e orientações. Além de criar condições para que os meninos e meninas identifiquem situações de maus tratos e saibam o que fazer para evitá-las e denunciá-las, a expectativa é que as reuniões estimulem ainda a adoção responsável.

De acordo com a Gerência de Formação Continuada da SME, a colaboração entre a CMTU e a pasta acontece no contexto do projeto Brigadinha Escolar, que trabalha entre os alunos noções de primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção de acidentes domésticos, atitudes corretas frente a emergências no ambiente de ensino, preservação da natureza, ética e cidadania. As primeiras atividades de bem-estar animal envolvendo a CMTU nas escolas ocorreram em abril e, até o final do ano, outras unidades devem ser visitadas. Com informações da assessoria de imprensa.