FLAP Londrina reúne escritores e programação cultural gratuita no Museu Histórico

Festa Literária do Paraná terá encontros com autores, oficinas, música, atividades infantis, clubes de leitura e campanha de arrecadação de livros

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post

Londrina recebe, no dia 3 de outubro, uma programação especial dedicada à literatura. A Festa Literária do Paraná, a FLAP, será realizada das 10h às 20h no Museu Histórico de Londrina, com entrada gratuita e atividades abertas ao público.

O evento é promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil – Paraná e pela OAB Londrina. As inscrições podem ser feitas pela internet.

A programação terá a participação de escritores como Caetano Galindo, Oscar Nakasato, Natalia Timerman, Mar Becker, Domingos Pellegrini, José Godoy e Antônio Prata.

Além dos encontros com os autores, o público poderá participar de oficinas, clubes de leitura, sessões de autógrafos e atividades voltadas ao público infantil. A programação também contará com apresentações musicais, livrarias, gastronomia e um espaço dedicado a trabalhos literários produzidos por integrantes da advocacia londrinense.

A organização também pretende dar visibilidade à produção literária local. Clubes de leitura, livrarias, instituições de ensino e outros grupos envolvidos com a literatura na cidade terão espaço na programação.

A proposta é que o público não apenas acompanhe as atividades com escritores já reconhecidos, mas também tenha contato com quem produz, publica, comercializa e incentiva a leitura em Londrina.

A escolha do Museu Histórico de Londrina como sede também faz parte da proposta de criar uma experiência de convivência ao longo do dia. Segundo a vice-presidente da OAB Londrina, Talita Fidelis, a intenção é que o espaço seja utilizado para além das atividades programadas, permitindo que os visitantes circulem entre diferentes atrações.

A primeira edição da FLAP no Paraná foi realizada em abril deste ano, em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. O evento recebeu mais de 10 mil visitantes e reuniu 28 expositores, entre livrarias, editoras, instituições ligadas à literatura, quadrinhos, arte e gastronomia.

A realização da edição em Londrina surgiu a partir de uma iniciativa da OAB para levar o evento para outras regiões do estado.

A FLAP Londrina também terá uma ação voltada à doação de livros. A campanha recebe exemplares novos e usados que, posteriormente, serão encaminhados para instituições sem fins lucrativos, bibliotecas comunitárias e projetos socioeducativos de Londrina e região.

As doações poderão ser feitas entre 15 de setembro e 2 de outubro na sede da OAB Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 311, no Jardim Caiçaras, durante o horário normal de atendimento.

No dia do evento, 3 de outubro, também haverá um ponto de arrecadação no Museu Histórico de Londrina, funcionando das 10h às 20h.

Ao término da campanha, a organização pretende divulgar a quantidade de livros arrecadados, os projetos e instituições contemplados e os registros das entregas.

Serviço

FLAP Londrina – Festa Literária do Paraná
Data: 3 de outubro de 2026
Horário: das 10h às 20h
Local: Museu Histórico de Londrina
Entrada: gratuita
Inscrições: pelo site de eventos da OAB Paraná.

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9