Fósseis de 280 milhões de anos revelam nova espécie de peixe no Piauí
Dois fósseis encontrados em Nazária, no Piauí, permitiram identificar uma nova espécie de peixe que viveu há aproximadamente 280 milhões de anos. Batizado de Nazaria limnica, o animal media cerca de 20 centímetros e habitava um antigo lago durante o período Permiano.

Uma nova espécie de peixe que viveu há cerca de 280 milhões de anos foi identificada a partir de dois fósseis encontrados no município de Nazária, a aproximadamente 60 quilômetros de Teresina, no Piauí. Batizado de Nazaria limnica, o animal tinha cerca de 20 centímetros e viveu durante o período Permiano em um antigo ambiente de lago.
Os fósseis foram encontrados em março de 2018, durante uma expedição realizada na região. Um dos exemplares preservou o crânio e parte do tronco, enquanto o segundo conservou outra parte do tronco e a cauda. Juntos, os materiais possibilitaram aos pesquisadores reconstruir praticamente todo o esqueleto da espécie.
A pesquisa contou com a participação do professor Juan Cisneros, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), além de cientistas de diferentes instituições, e foi publicada no Journal of Vertebrate Palaeontology. Os exemplares foram analisados e comparados com fósseis de outros peixes preservados em coleções científicas brasileiras e estrangeiras.
A descoberta amplia o conhecimento sobre a biodiversidade do Piauí durante a Era Paleozoica e ajuda os cientistas a reconstruir os ambientes que existiam no território brasileiro centenas de milhões de anos atrás.
Após os estudos, os dois fósseis permaneceram na UFPI e passaram a integrar a coleção científica do Museu de Arqueologia e Paleontologia da instituição, onde poderão ser utilizados em novas pesquisas.
Siga a Paiquerê FM 98.9 e se mantenha informado: @paiquerefm
