A Universidade Estadual de Londrina (UEL) sedia, entre os dias 25 e 26 de março, o II Seminário Macrorregional de Gestão em Saúde.
Estão previstas oficinas, palestras, conferências e mesas redondas com foco na área de Saúde Coletiva. As atividades são voltadas a estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e egressos da área, além de profissionais da saúde. Entre os objetivos do seminário, está aproximar a universidade de equipes de gestão em saúde dos municípios da região e promover diferentes articulações de pesquisas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Seis diferentes oficinas estão programadas para o primeiro dia de evento, 25 de março, no Laboratório Escola de Pós-Graduação (Labesc). Entre os participantes convidados para ministrar as oficinas, estão profissionais da área da saúde com experiência em diversas frentes da saúde pública, como Odontologia, Fisioterapia e Enfermagem. Já a abertura oficial das discussões e palestras terá como foco a relevância do SUS para o atendimento direto à população e para o desenvolvimento profissional dos agentes que atuam junto ao Sistema.
Para isso, está marcada uma conferência intitulada “O SUS é uma escola”, com a Diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde, Célia Regina Rodrigues Gil. Ela é enfermeira formada pela UEL e é especialista em Saúde Pública. A conferência será às 19h30, no dia 25, no Anfiteatro do Cesa, logo após a abertura oficial do evento, marcada para às 19 horas.
A programação completa do evento pode ser consultada por meio deste link – https://sites.google.com/view/seminariogestaodesaude/programa%C3%A7%C3%A3o?authuser=0. As inscrições – https://sites.google.com/view/seminariogestaodesaude/inscri%C3%A7%C3%B5es?authuser=0&pli=1 – para o evento custam R$ 20,00.
Os interessados em apresentar trabalhos no evento podem submeter seus resumos até o dia 11 de março. Serão aceitas produções relacionadas a três eixos temáticos: “Epidemiologia e Vigilância em Saúde”, “Política, Planejamento e Gestão no SUS” e “Ciências Sociais e Humanas em Saúde”. Os trabalhos deverão ser apresentados preferencialmente na forma oral. A relação de resumos aprovados pela comissão científica para a apresentação será publicada no dia 18 de março no site do evento.
Com informações da UEL.