Juiz autoriza paciente a plantar maconha em casa para uso medicinal
© Fábio Carvalho

Um paciente que sofre de ansiedade e insônia recebeu ontem (2) um salvo-conduto concedido pelo juiz federal Antonio Claudio Macedo da Silva, titular da 10ª Vara Criminal da Justiça Federal em Brasília, para cultivar maconha em casa para fins medicinais.

Leia também: Cinco pessoas são resgatadas de trabalho análogo à escravidão na Bahia

O homem alegou que a falta de memória, concentração e crises de pânico causadas pela doença o levaram a tentar vários tratamentos, sendo o melhor uma terapia experimental à base de óleo de canabidiol (CBD), um extrato derivado de Cannabis. Ele afirmou não ser possível adquirir regularmente medicamentos com CBD no país devido aos preços exorbitantes.

Na sua decisão, divulgada nessa quinta-feira (2) o magistrado determinou que a polícia do Distrito Federal não realizasse nenhum ato que atentasse contra a liberdade física do paciente ou apreendesse materiais e insumos destinados ao seu tratamento de saúde, incluindo sementes importadas, até que não fosse mais necessário o uso e cultivo in natura do vegetal Cannabis sativa. Ele concedeu o salvo-conduto para garantir o tratamento médico necessário.

Com informações da Agência Brasil.