Londrina recebe 1º seminário sobre direitos dos idosos realizado por Comissão da Alep
Londrina recebe 1º seminário sobre direitos dos idosos realizado por Comissão da Alep | © Emerson Dias

No dia 2 de junho, a partir das 9h, o Município de Londrina vai receber o primeiro seminário “Feliz Cidades dos Idosos”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) subseção de Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 311, ao lado do Centro Cívico.

O encontro é uma realização da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CDPI) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e pretende debater os direitos e as políticas públicas para os idosos. Para isso, foram convidados os prefeitos e vereadores integrantes da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e representantes de entidades e instituições ligadas à área, como a Secretaria Municipal do Idoso (SMI), de Assistência Social (SMAS) e de Saúde (SMS) e os Conselhos Municipais dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), além de especialistas.

O objetivo é ouvir as demandas dos idosos, assim como dos gestores públicos que lidam com os direitos da pessoa idosa, para realizar um diagnóstico da situação nas diversas regiões do estado do Paraná e verificar as necessidades específicas desse público. Além disso, os deputados estaduais querem saber como está a qualidade de vida do idoso paranaense, principalmente após a pandemia da Covid-19. E, para isso, vão disponibilizar canais digitais para realização de uma pesquisa situacional de cada região.

Programação

Às 7h – Entrevistas das autoridades à imprensa

Das 9h às 9h30 – Abertura da interiorização das ações das comissões permanentes da Alep com o deputado estadual Alexandre Curi.

Das 9h30 às 11h – Vídeo institucional da Prefeitura de Londrina e fala do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, seguido pelo vídeo da Prefeitura de Cascavel e do prefeito Leonaldo Paranhos. Finalizando a manhã com um representante do Ministério Público do Paraná.

Às 11h – homenagem ao Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa

Às 12h – Intervalo para o almoço

Às 14h – Reabertura dos trabalhos

Às 20h – Encerramento

Com N.Com.