Lua de Sangue retorna em março e será visível no Brasil
O fenômeno poderá ser visto, nos dias 13 e 14 de março, em todas as regiões do país e acontecerá em cinco fases. No horário de Brasília, o evento começará às 2h09, com seu ápice às 3h

Após dois anos, o fenômeno conhecido como lua de sangue voltará a ocorrer nos dias 13 e 14 de março. O eclipse lunar total terá 65 minutos de totalidade, com duração completa de mais de seis horas. Como se trata de um eclipse lunar, apenas as regiões do planeta que estiverem no período noturno poderão observá-lo. O ponto máximo do eclipse será no Oceano Pacífico, mas a melhor visibilidade ocorrerá na América do Sul e América do Norte. Algumas partes da Europa, África e Leste Asiático verão o fenômeno parcialmente, enquanto a Europa Ocidental e o Oeste da África poderão observar a totalidade antes do pôr da Lua.
A visibilidade dependerá das condições climáticas, sendo o céu limpo um fator essencial para uma boa observação. Locais como sul da Califórnia, Arizona, deserto do Atacama no Chile, oeste da Argentina e grande parte do México terão vantagens nesse aspecto. Diferente do eclipse solar, o eclipse lunar pode ser observado a olho nu sem risco à visão.
Lua de sangue no Brasil
O fenômeno poderá ser visto em todas as regiões do país e acontecerá em cinco fases. No horário de Brasília, o evento começará às 2h09, com seu ápice às 3h58.