Mendonça confirma audiência com ex-dono do Banco Master, mas diz ter decidido contra empresa

Em nota, gabinete do ministro do STF afirma que reunião de 2025 tratou apenas de ação de precatórios e refuta ilações sobre áudios privados de terceiros.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: STF

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), admitiu ter se reunido com o empresário Daniel Vorcaro, ex-proprietário do Banco Master, em março de 2025. Segundo esclarecimentos prestados pelo gabinete do magistrado, o encontro ocorreu a pedido exclusivo do próprio banqueiro, momento em que o integrante da Corte se restringiu a ouvir as demandas apresentadas pela parte envolvida no litígio.

A audiência teve como pauta a Suspensão de Tutela Provisória (STP) 976, ação que tramitava no STF em torno de créditos de precatórios de interesse da instituição financeira. De acordo com a defesa institucional de Mendonça, na ocasião do diálogo o processo nem sequer estava sob sua relatoria direta, encontrando-se com pedido de vista de outro ministro do tribunal.

A manifestação oficial do magistrado surge após a divulgação de gravações e mensagens obtidas pela Polícia Federal na investigação do Caso Master. Nos áudios, o advogado Ciro Soares aponta negociações e alegadas intermediações de agenda com o ministro, mencionando também a participação do deputado federal Cezinha de Madureira na aproximação com a Corte.

Em relação às gravações divulgadas, a assessoria de Mendonça pontuou que o magistrado não faz comentários sobre diálogos privados mantidos entre terceiros, ressaltando que não lhe cabe atestar o conteúdo dessas conversas. A nota destaca que as interações citadas pelos interlocutores não representam compromissos nem posições oficiais tomadas pelo gabinete.

O gabinete ressaltou também que a decisão proferida pelo ministro no processo em questão seguiu linha estritamente contrária ao pleito sustentado pelo banqueiro. A postura adotada no processo, segundo a nota, manteve a coerência com entendimentos jurisprudenciais adotados historicamente pelo magistrado em matérias análogas.

Mendonça assumiu a relatoria dos processos decorrentes do Caso Master no STF em fevereiro deste ano, herdando o acervo após a redistribuição provocada pela saída do ministro Dias Toffoli da condução do feito. O ministro reiterou que sua atuação, tanto na esfera pública quanto na vida privada, permanece rigorosamente pautada pelos princípios constitucionais da legalidade e da impessoalidade.

Com informações da CNN Brasil

PUBLICIDADE
Redação Paiquerê FM News

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo, com um jornalismo rápido, atuante e com a tradição e seriedade da Paiquerê FM 98.9