A campanha para presidente no México começou ontem (01). Os eleitores vão escolher presidente, 628 deputados e milhares de políticos para cargos regionais – no total, são mais de 20 mil cargos eletivos. Essa é a maior eleição de todos os tempos no país de cerca de 130 milhões de pessoas.

A votação acontece no dia 2 de junho. O vencedor terá um mandato de seis anos, sem direito a reeleição. Pela primeira vez, o México deverá eleger uma mulher – já que duas candidatas lideram as pesquisas de intenção de voto. A líder é Claudia Sheinbaum, com 59% das intenções de voto. Ela já foi prefeita da Cidade do México e é vista como uma aliada do atual presidente, Andrés Manuel López Obrador.

A senadora Xóchitl Gálvez aparece em segundo, com cerca de 36% das intenções de voto. Ela é uma opositora do atual presidente. Em terceiro lugar está Jorge Álvarez Máynez, que é pouco conhecido. Uma presidente mulher seria um marco significativo no México, onde há níveis crescentes de violência de gênero e disparidades de gênero.