Ministério da Saúde confirma envio emergencial de inseticida para combater o Aedes Aegypti
Mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya | © Josué Damacena/IOC/Fiocruz

O Ministério da Saúde confirmou o envio emergencial do inseticida CIELO para o Paraná para auxiliar no combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O pedido foi realizado pela Secretaria de Saúde do Estado por meio de um ofício enviado ao Ministério no mês passado. De acordo com a pasta federal, o inseticida deve chegar ao Estado na próxima terça-feira (14).

Em Londrina, vereadores aprovam pedido de informação à Prefeitura sobre contrato com a Sanepar

Alguns critérios foram definidos para a distribuição do CIELO às Regionais de Saúde, levando em consideração a incidência de casos prováveis e autóctones de dengue das últimas dez semanas nos municípios; óbitos por dengue; nível de ação de resposta do plano de contingência municipal; casos prováveis de chikungunya; além dos municípios pertencentes à Macro Oeste, que concentram um maior número de casos confirmados.

CIELO

CIELO é um inseticida de pronto uso utilizado no tratamento espacial de ambientes externos com função específica para a eliminação das fêmeas de Aedes aegypti. A utilização é recomendada apenas em situações de aumento de casos.

Com informações da AEN.