Novo crédito consignado para trabalhadores CLT entra em vigor nesta sexta-feira (21)

Modalidade promete juros mais baixos e mais acesso ao crédito para trabalhadores da iniciativa privada

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Imagem do post
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (21), entra em vigor o novo modelo de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada, prometendo facilitar o acesso ao crédito para cerca de 47 milhões de brasileiros. O novo programa oferece condições mais vantajosas, com juros mais baixos, já que as parcelas do empréstimo são descontadas diretamente da folha de pagamento, reduzindo a chance de inadimplência. A medida abrange não só os trabalhadores da iniciativa privada, mas também empregados domésticos, rurais e contratados por microempreendedores individuais (MEIs).

O processo de solicitação será feito por meio da Carteira de Trabalho Digital, onde o trabalhador autoriza o compartilhamento de seus dados para que bancos e instituições financeiras ofereçam as propostas. Os trabalhadores receberão as ofertas de crédito em até 24 horas, podendo optar pela melhor opção antes de formalizar a contratação. O novo sistema elimina a necessidade de ir até o banco, facilitando o acesso ao crédito. Para os bancos, a expectativa é de que o volume de crédito consignado privado ultrapasse os R$ 120 bilhões neste ano.

Além disso, a partir de 25 de abril, os trabalhadores poderão contratar esse tipo de crédito diretamente nas plataformas digitais dos bancos, ampliando o acesso e a comodidade. Apesar de não haver um teto para os juros, as condições prometem ser mais favoráveis em comparação a outras modalidades de empréstimos disponíveis no mercado.

A mudança também possibilitará a portabilidade do crédito consignado entre bancos, oferecendo mais flexibilidade para o trabalhador. Com informações da Agência Brasil.

PUBLICIDADE
Matheus Vinicios Barreira

Todas as notícias de Londrina, do Paraná, do Brasil e do mundo.