Oito pessoas morrem em ataque terrorista em Tel Aviv
Foto: Magen David Adom / Anadolu via Getty Images

O Irã lançou cerca de 200 mísseis balísticos contra Israel nesta terça-feira (1º), segundo as Forças Armadas israelenses. O ataque intensificou o conflito entre Israel e o Hezbollah, apoiado pelo Irã, nas últimas semanas. A maioria dos mísseis atingiu Tel Aviv. A população precisou buscar refúgio em abrigos por mais de uma hora, e o espaço aéreo ficou temporariamente fechado. Duas apenas duas pessoas sofreram ferimetnos leves. Entretanto, um atentado separado nos arredores de Tel Aviv deixou oito mortos. Em apenas 12 minutos, os mísseis iranianos atravessram os céus de pelo menos dois outros países do Oriente Médio e chegaram em Israel por volta das 18h30 no horário local (13h30 pelo horário de Brasília).

Uma segunda onda de mísseis foi lançada cerca de 20 minutos depois, parte dos quais foi interceptada pelo sistema de defesa israelense, o Domo de Ferro. O ataque foi uma resposta do Irã à morte dos líderes do Hezbollah e do Hamas, além da invasão israelense ao Líbano. O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, foi colocado em segurança após o lançamento dos mísseis. Em resposta, Israel afirmou que haverá consequências severas, e os Estados Unidos já prometeram ajudar na defesa de Israel.

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) vai decolar da Base Aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, rumo ao Líbano, nesta quarta-feira (02), para repatriar um grupo de aproximadamente 220 brasileiros presos no país em decorrência da escalada de violência do governo de Israel no país.  A maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio atualmente está no Líbano. Ao todo, 21 mil brasileiros vivem no país. Na semana passada, os bombardeios israelenses no Líbano causaram a morte de dois adolescentes brasileiros.